11 de jul. de 2022

Carrollsday 2022: Alices através do espelho


A segunda viagem extraordinária da Alice, de Lewis Carroll, completa 150 anos. Através do Espelho e o que Alice encontrou lá (1872) apresenta uma aventura que acontece do outro lado do espelho e passa-se em um tabuleiro de xadrez com regras escalafobéticas.

Como em Alice no País das Maravilhas (1865), a menina também se encontra com personagens surpreendentes e trava diálogos desconcertantes por meio de jogos de linguagem e da invenção de palavras. A cada capítulo, avançando as casas no tabuleiro, os personagens apresentam enigmas sobre o espaço e o tempo, a linguagem e a lógica, a consciência e o mundo dos sonhos.

Inspiradas por Alice, convidamos você a atravessar o espelho e a viajar rumo a uma multiplicidade de Alices. Para a exposição, criamos 2 tabuleiros reunindo imagens de cerca de 42 ilustradores de diversas nacionalidades e todas as ilustrações selecionadas retratam Alice atravessando o espelho. Também apresentamos edições alicedélicas de diferentes partes do mundo. Os livros estão expostos capítulo a capítulo para contar as aventuras da menina enigmágica nesse mundo peculiar e espetacular.

Lewis Carroll nos desafia na última página do livro: 


“O que é a vida, senão um sonho?”

Inspiradas por Alice, convidamos você a sonhar novos mundos e reinventar-se. 



Adriana Peliano e Beatriz Mom

 

 O Carrollsday 2022 contou com a co-realização da Sociedade Lewis Carroll do Brasil.

 

Adriana Peliano, Alicecórnio e Bia Mom


 

 Johnatta Horta Fortes faz uma leitura do Jabberwocky de Lewis Carroll 

na tradução de Augusto de Campos (Jaguadarte)

e na tri-dução de Bráulio Tavares (Javaleão, Jararacorvo e Javaligátor)


fotos: @guzanshe



 



fotos: @Guzanshe





Nenhum comentário: