Colagem de Adriana Pelianosobre obras de Arcimboldo, Raoul Hausmann e John Tenniel |
Evento literário na USP aonde apresentamos pela primeira vez MENINA SONHO
Saiba mais sobre o evento AQUI
Adriana Peliano |
Adriana Peliano |
Recentemente encontrei esse texto curioso sobre Pinóquio e Alice:
"As aventuras de Pinóquio e Alice No País Das Maravilhas, são duas histórias para crianças carregadas de mensagens transpessoais, psicológicas e esotéricas, dois relatos de desenvolvimento pessoal, em que Pinóquio e Alice se vão desprendendo dos seus defeitos e tornar-se verdadeiros seres humanos com ajuda de duas perssonagens; respectivamente o Grilo Falante e o Coelho, como acontece com a dupla Tamino-Pamina da Flauta Mágica. "
continua no Arrozcomtodos
"A menina encontra o "irmão", recupera seu poder e sua graça de Fada, e inicia uma difícil, enigmática história amorosa. Por sua vez, Pinóquio é admitido pela primeira vez à presença do mágico feminino, e ao mesmo tempo, do fervilhante mundo mágico da selva:a feminilidade morta e mortal aparece viva e vital, mas sempre obscura, ambígua, iminente e distante, constante e infinitamente polimorfa.
Alice Liddell por Lewis Carroll |
Nino e Silvio Gregori Capa do Livro "As Aventuras de Pinóquio" de Carlo Collodi. Edições Paulinas, 1992 |
Batendo palmas três vezes, a Fada chama um Falcão, manda-o soltar a marionete de corda. A deferência do Falcão, "O que manda, minha graciosa fada?", revela-nos a Fada como a Senhora dos Animais, soberana faustosa e arcaica, de poder enorme e oculto. Ela governa animais dos campos e dos bosques, peixes do mar, aves e caracóis, e ela pode ela própria transformar-se em animal. Tudo aquilo que ela toca está em contínua transformação."
Giorgio Manganelli
Giorgio Manganelli
PINÓQUIO: UM LIVRO PARALELO
Giorgio Manganelli
Comapnhia das letras: 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário