19 de out. de 2020

A Festa no Mar

Clique para aumentar a imagem.

100 anos depois da publicação de “A menina do narizinho arrebitado”, os personagens do Reino das Águas Claras ilustrados por Voltolino saltam do livro para uma nova festa. Foi na obra “Reinações de Narizinho” que a Dona Carochinha disse que muitos dos personagens de seus contos já andavam cansados de viverem sempre as mesmas histórias. Foram parar no Sítio do Picapau Amarelo para confabularem novas aventuras. Vale a pena procurar pela ilustração de Jean Villin para a primeira edição de Reinações de Narizinho que encheu minha cabeça de ideias. Ela mostra os personagens fugindo do livro para reinventar a vida. 

Fui eu mesma que ilustrei esse tecido que a fada miragem entregou para a Dona Aranha costureira e que poderá ser recortado e costurado inúmeras vezes usando a tesoura da imaginação, a linha do sonho e a agulha da fantasia. O tecido é atravessado pelo universal mar de histórias onde vive o “Faz de Conta” e o “Era uma vez”. Esse fluxo potente intensifica a capacidade de criação e transformação que alimenta o fenomenal Mapa do Mundo das Maravilhas que Monteiro Lobato cartografou para a nossa infância.

Ilustração de Jean Villlin para a guarda da primeira edição de Reinações de Narizinho (1931).

 Ilustração criada para o evento de comemoração de 100 anos da obra A menina do narizinho arrebitado de Monteiro Lobato promovido por Cleo Monteiro Lobato em dezembro de 2020.


Nenhum comentário: